quarta-feira, 15 de abril de 2009

Benefícios de um embate

Terceira postagem e até agora nada muito inspirado. É, não são tempos muito bons...

Mas essa eu achei uma coisa interessante a se dizer. Dizer o quanto se degladiar é proveitoso e benéfico.

Não se assuste, estou me referindo à uma boa e bela discussão. Por mais que esta não faça sentido e por mais que seja uma discussão homérica e infinita. Ainda assim, é magnífico colocar dois pontos de vistas opostos para se chocarem e ver o sangue escorrer.

E é só no "gingado" do combate, em argumentos obtidos de hora, em atacar e ser atacado que vemos o quanto temos fibra, o quanto podemos ser combatíveis e mais "interessantes" por assim dizer.

Por que interessantes? Simplesmente porque aqueles que não gostam de expôr seus argumentos e pontos de vistas, buscar por hipóteses miraculosas que venham a fundamentar suas idéias, por si só costumam ser pessoas vazias, sem conteúdo, superficiais.

Portanto abuse de sua individualidade ideológica e atire-a contra os outros para ver o que acontece. Experimente discutir religião com um ateu, socialismo com um extrema direita conservadora, e coisas assim. E provavelmente você não chegará a lugar nenhum e ambos os lados não mudarão de opinião. Isso após boas horas de discussão. Inútil, não?

De forma alguma. Se a discussão for longa e homérica o suficiente, e seu "adversário" for perspicaz o suficiente pra te por contra a parede e contra suas próprias palavras, então assim você verá o respeito que terá por ele. E aprenderá a respeitar opiniões. Além de ter o brilho nos olhos de no fim, não ter sido nem vitorioso, nem derrotado. Simplesmente feliz por ter combatido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário